Corridas de cavalos figuram entre os desportos com maior facturação no mundo

Corridas de cavalos figuram entre os desportos com maior facturação no mundo

Dubai World Cup Race

Há várias maneiras de se “medir” a relevância de um determinado desporto.

O método mais comum acaba por ser a audiência televisiva – embora este, necessariamente, não seja necessariamente um caminho objectivo. Por exemplo o intervalo da final do futebol americano o Super Bowl ser o mais caro do mundo em televisão (cerca de 5 milhões de dólares por 30 segundos) faz com que, para a indústria publicitária, este desporto seja mais relevante que o Campeonato Russo de futebol, por exemplo.

Movimentam-se milhões na indústria desportiva e os prémios podem ser um índice relevante de comparação entre os vários desportos. A boa notícia é que os desportos equestres figuram com rankings altos. É a terceira indústria mais bem classificada. A revista Forbes, uma das maiores autoridades em finanças e economia no mundo, elaborou esse ranking. Outros sites replicaram a lista, como a Exame.

Nesta lista, o topo é ocupado, pelo futebol, a modalidade com maior audiência global.

O maior torneio de futebol do planeta, é a UEFA Champions League, ocupando o topo da lista, o campeão leva 77 milhões de dólares para casa. A Taça Europa (33 milhões dólares para cada federação nacional) supera Taça do Mundo FIFA (31 milhões), qualquer uma gerando um montante considerável.

Segue-se a NFL, a Liga Nacional de Futebol dos Estados Unidos, a quarta no mundo. O campeão do campeonato, que ocorre anualmente em Fevereiro, ganha 15,5 milhões de dólares. O beisebol, no caso da Major League Baseball, premeia os seus campeões com 14 milhões.

FedEX Cup

FedEX Cup

Cobiçado por muitos patrocinadores o golf tem a sua FedEX Cup a jóia da coroa em que o vencedor arrecada 10 milhões de dólares. Para participar na FedEX Cup é necessário estar classificado entre os melhores nos torneios que a antecedem.

Logo depois do golfe, temos a corrida de cavalos mais bem paga do mundo, a Dubai World Cup Night. 10 milhões de dólares para o vencedor é cerca de 10 vezes mais do que recebe o vencedor do Kentucky Derby, a principal corrida de cavalos dos Estados Unidos.

O Poker já considerado desporto mental pela World Series of Poker foi reconhecido pela Federação Internacional de Desportos Mentais e premeia a sua maior competição com 8,7 milhões de dólares.

“Se o Poker é um desporto mental, o cérebro tem que estar sempre preparado. Aqueles que têm concentração e determinação acabam por se destacar ”, diz o periodista Sérgio Prado no blog da PokerStars. O carácter mental e competitivo do desporto, inclusive, atraiu vários atletas do futebol para as mesas de cartas, como por exemplo Cristiano Ronaldo.

No conjunto destes desportos é notório que quando o assunto é o desporto equestre, a relevância é sempre grande.

Categorias: Actualidade, Artigos